É sabido que a moeda fiduciária perde seu valor com o passar do tempo. Portanto, não é recomendável ter muito dinheiro em espécie ou na conta bancária. A regra básica é: você deve ter a quantidade de dinheiro que pode precisar em uma emergência (desemprego, doença, força maior) para cobrir cerca de 3 a 4 meses de suas necessidades diárias.
O restante deve ser colocado de forma segura em alternativas que ajudem a economizar o poder de compra e o valor atual de seu patrimônio.
Há opções comuns e menos comuns sobre como aplicar seu dinheiro de forma eficiente.
Ao conversar com as pessoas, a maioria provavelmente mencionará a compra de imóveis em primeiro lugar. Essa é uma opção válida para investir seu dinheiro. Mas não se esqueça de que a localização é crucial nesse caso. Lembre-se: o imóvel é um bem imóvel. Ele não pode mudar de local se, por exemplo, a situação política do país piorar e/ou se você, como proprietário do imóvel, tiver obrigações novas e inesperadas na forma de imposto predial adicional, custos de modernização impostos por lei etc. Mas a propriedade é um tópico especial que merece ser aprofundado em um artigo separado.
Outra opção comumente conhecida para aplicação de dinheiro são as ações e os títulos. Essa também é uma possibilidade muito válida e amplamente utilizada. Mas se você não for um operador e não tiver um bom conhecimento do que fazer no mercado de ações, a probabilidade de perdas é relativamente alta. Esse mercado também é muito volátil e exige atenção regular de sua parte. Além disso, as ações, os títulos, as ações e os bônus dependem muito do desempenho ou das classificações da empresa.
Há várias opções menos conhecidas, como investir em produtos antigos, uísque, objetos de arte, música etc. Mas esses investimentos também podem ser bastante voláteis em seu valor. E, novamente, você precisa saber o que está fazendo e ter consultores de confiança para esses tipos de investimentos. Não estou nem falando do local de armazenamento de alguns desses investimentos e dos custos de manutenção. Se você tiver uma dúzia de carros antigos, precisará de espaço suficiente para estacionar todos eles com segurança, e peças de reposição raras ou em falta podem custar uma fortuna se você precisar substituí-las, pois (dependendo do modelo do carro) muitas delas não são mais produzidas.
Há outra possibilidade de proteção de ativos que muitas pessoas não têm diretamente em seu radar, embora essa possibilidade seja evidente e esteja em uso há milhares de anos.
Estou falando de metais preciosos, como ouro ou prata.
Os metais preciosos têm um valor intrínseco e são tangíveis. E, com base na experiência histórica de vários milhares de anos, o ouro e a prata mantêm seu valor e poder de compra ao longo de eras e séculos, enquanto a moeda fiduciária perde constantemente seu valor, resultando, mais cedo ou mais tarde, em inflação e reformas monetárias. Essa qualidade dos metais preciosos, e especialmente do ouro e da prata, garante que eles sejam igualmente bem-vindos em todos os países do mundo. Uma espécie de dinheiro mundial, mesmo em tempos em que qualquer moeda fiduciária pode se tornar absolutamente incerta.
Falando sobre inflação: durante períodos turbulentos, quando a moeda fiduciária perde seu valor e os preços estão aumentando, os preços do ouro e da prata sobem de acordo com a inflação geral. Isso permite manter o poder de compra dos metais.
E olha que não estamos falando apenas do Real Brasileiro perdendo valor. Mesmo “moedas fortes” como o Euro apenas perdem valor com o tempo.
Apenas como exemplo: se você observar como os preços de um litro de cerveja na Octoberfest, em Munique, evoluíram nos últimos anos, obviamente perceberá que a cada ano o preço de uma massa (um litro) subiu para novos patamares.
De acordo com o portal statista, o preço de um litro na Oktoberfest era de:
2015 – cerca de 10,35 euros
2019 – cerca de 11,80 euros (aumento de 14% em relação a 2015)
2024 – cerca de 15,30 euros (aumento de 48% em relação a 2015 e 30% em relação a 2019).
No entanto, se você quisesse (e pudesse) comprar a cerveja em ouro em vez de euros, o preço da cerveja em onça de ouro cairia permanentemente:
Há 10 anos, uma onça de ouro tinha um preço de 966,89 euros. Por um litro de cerveja na Octoberfest (10,35 euros), você precisaria pagar 0,0107 onça.
Há 5 anos, o preço de uma onça de ouro era de 1.336,67 euros. A um preço de 11,80 euros por litro, você precisaria pagar 0,0088 onça de ouro.
Em 2024, o preço de uma onça de ouro durante a Octoberfest era de 2410,09 euros. Para um litro de cerveja, você precisa se preparar 15,3 / 2410,09 = 0,0063 onça de ouro.
(Os preços do ouro foram extraídos do site www.boerse.de)
Como você pode ver, em onças de ouro, o preço de um litro de cerveja ficou 37% mais barato em 10 anos, enquanto, ao mesmo tempo, ficou 48% mais caro em moeda fiduciária (euro).
Essa comparação pode ser feita em períodos de tempo mais longos e para muitos produtos diferentes. Uma túnica no Império Romano ou uma roupa nos dias de hoje exigiria uma quantidade de ouro aproximadamente semelhante. 1 kg de pão, há 2.000 anos ou hoje, custaria aproximadamente a mesma quantia se você o pagasse em ouro. Nos últimos 2.000 anos, cada país teve muitas versões diferentes de moeda fiduciária e muitas reformas monetárias diferentes. Mas o ouro continua sendo ouro e mantém seu poder de compra.
Vamos dar outro exemplo: estamos no ano de 2006. Você tem um filho e abriu uma conta poupança para ele. Isso é bastante comum em muitos países para presentear a criança com uma boa quantia de dinheiro quando ela atingir a maioridade. Para simplificar o cálculo, vamos imaginar que você depositou de uma só vez 10.000 euros na conta em 2006. No ano de 2024, a criança atingiu a maioridade e recebeu cerca de 12.700 euros no total, incluindo pagamentos de taxas de juros (https://www.zinsen-berechnen.de/tagesgeldrechner.php), supondo uma taxa de juros média de 1,5% (lembre-se de que, durante vários anos, a taxa ficou abaixo de 0,1%! Isso ainda não foi levado em consideração). Mas a perda do poder de compra no mesmo período de tempo é de mais de 30%. No final, seu filho pode comprar muito menos pelo valor total da conta poupança do que valia há 18 anos.
Se você tivesse investido os mesmos 10.000 euros e comprado ouro no aniversário da criança (634,50 euros por onça em 2006 = 15,76 onças colocadas no cofre dedicado à criança), na maioridade em 2024 essa quantidade de ouro com os preços atuais em outubro de 2024 (2521,90 euros por onça) significaria que a criança teria 39.745 euros em ouro (quase 4 vezes mais do que o valor investido).
Nesse caso, o argumento contra o ouro de que a moeda fiduciária traz taxas de juros na conta não funciona mais.
Em 2006, você poderia facilmente comprar um VW Golf por 10.000 euros na Europa. Será que seu filho conseguiria comprar um VW Golf em 2024, ao atingir a maioridade, com 12.700 euros na poupança? Provavelmente não ou em uma condição muito ruim. Com 39.745 euros? Sem dúvida, sim. Esse é outro exemplo de conservação do poder de compra por meio de metais preciosos.
Os metais preciosos ganham outro impulso positivo se falarmos de impostos. Você pode argumentar que as ações podem nos permitir ganhar muito mais do que os metais preciosos. Isso certamente pode ser verdade, especialmente se você souber exatamente o que fazer na bolsa de valores. Entretanto, os ganhos que você obtém por meio de negociações na bolsa de valores são tributáveis na maioria dos países. Por exemplo, na Alemanha, eles são tributados à alíquota de 25% se você negociar em nível pessoal e exceder seu limite de isenção pessoal. Os metais preciosos e os ganhos obtidos com eles são absolutamente isentos de impostos em muitos países, sob certas condições. Na Alemanha, por exemplo, basta mantê-los em seu poder por pelo menos um ano antes de vendê-los para ficar isento de impostos.
Vejamos novamente o exemplo da evolução do preço do ouro de 2006 a 2024. No total, o preço do ouro aumentou 397,46% (2521,90 euros / 634,50 euros) ou 22% ao ano, em média, no decorrer de 18 anos. Você obtém todos os benefícios sem impostos. Para obter os mesmos ganhos após os impostos com a bolsa de valores, seus papéis devem ter um desempenho um quarto melhor (25% de impostos) ou atingir 27,5% de desempenho em média ao longo de todos os 18 anos, se você residir na Alemanha. E, nesse caso, eles estariam apenas em paridade com o ouro, ainda não o superando.
Você pode argumentar que os metais preciosos são algo apenas para pessoas ricas. No final das contas, você provavelmente não tem dinheiro livre em sua conta corrente para comprar diretamente um lingote de ouro de 1 kg no valor de mais de 80.000 euros. E, mesmo assim, não seria seguro manter esse ouro em sua casa.
Felizmente, existem soluções que não exigem uma grande quantidade de dinheiro de uma só vez e são ainda mais seguras do que um cofre em sua própria casa. E não estou falando de certificados de ouro ou quaisquer outros papéis. Trata-se de metais preciosos físicos registrados como sua propriedade pessoal e armazenados com segurança em uma instalação de armazenamento altamente protegida e segura, isenta de impostos. Se quiser, você pode pedir que eles sejam entregues fisicamente em sua casa (mas será que isso realmente faz sentido?).
Por que uma opção isenta de impostos é tão importante, se os metais são isentos de impostos? Bem, os metais brancos (como a prata) são cobrados com IVA em muitos países se você os comprar fisicamente em uma loja. Quando você os compra, e eles não saem da área isenta de impostos (local de armazenamento), você pode economizar o IVA e usar esse dinheiro economizado (na Alemanha seria 19%) para obter 19% a mais de metal em seu cofre. O IVA seria cobrado somente no caso de uma entrega física para você. Se você comprar o metal para o seu cofre em um local isento de impostos e vender fora do mesmo local isento de impostos, o IVA não será cobrado.
Você precisa comprar um lingote completo para ser o proprietário legal dele? A resposta é: NÃO, você não precisa. Você pode começar a comprar metais e estocar seu cofre já a partir de 1 EUR/USD/CHF/GBP. Você será registrado como proprietário parcial do lingote com a quantidade comprada do metal.
As maiores vantagens de comprar metais e mantê-los em um depósito isento de impostos na Suíça:
- Altamente seguro
- Propriedade clara
- O armazenamento é segurado em 100% (mesmo em um evento improvável de perda total, você tem um seguro igual a 100% do valor do metal)
- Custos de armazenamento acessíveis (um dos mais baixos do mundo!)
- Compra e venda flexíveis a qualquer momento a partir de 1 EUR/ USD/ CHF/ GBP
- Nosso parceiro compra metais a preços de barras de ouro e cobra os preços de barras de ouro, mesmo que você compre apenas uma pequena fração. Já com a diferença de preço entre os preços de barras de ouro ou quantidades menores (se você as comprasse no mercado livre), você pode economizar até 14% para ouro e até 30% para prata.
- É possível fazer compras únicas ou planos de poupança com pagamentos regulares
- Acesso à prata, platina e paládio, além do ouro
- Isento de IVA (desde que os metais brancos não sejam entregues fisicamente)
- Preços transparentes e atraentes (um dos mais baixos do mundo!)
- Possibilidade de processamento em diferentes moedas
- Acesso 100% digital via aplicativo – simples, conveniente e seguro
- Possibilidade de entrega física (ouro, platina, paládio a partir de 1g, prata a partir de 20g) para muitos países do mundo
- A possível proibição do ouro em seu país (ocorrida várias vezes no passado na Alemanha, nos EUA e em vários outros países) não o afeta, pois seu ouro não está em seu país, mas em um depósito isento de impostos na Suíça
A Synergix está fazendo parceria com uma das maiores empresas de comércio de metais da Europa: nosso parceiro negocia anualmente mais de 500 bilhões de francos suíços, tem mais de 200.000 clientes satisfeitos, mais de 250 parceiros bancários em todo o mundo e mais de 2.500 prestadores de serviços financeiros. Ele possui a certificação exigida e foi classificado como o “Melhor Provedor de Planos de Poupança em Ouro” pela revista Focus Money Germany durante 9 anos consecutivos. Também foi classificada como a melhor nas categorias de condições contratuais, melhor serviço, melhor preço e melhor armazenamento e entrega. Essa é a Flexgold
O registro é muito fácil e gratuito. Você só precisa criar uma cont a.
Por que você deve usar nosso link em vez de ir diretamente à Flexgold? Bem, temos condições melhores do que se você for diretamente. Ao utilizar o link da Synergix, você garante que terá (além de todos os outros benefícios) um desconto vitalício de 20% nas taxas de transação e de armazenamento. E esse desconto pode chegar a 45% se o valor de seu cofre atingir 250.000 CHF ao longo do tempo. O ajuste do desconto ocorre automaticamente, você não precisa fazer nada.
Instalar o aplicativo e iniciar a compra é fácil:
- Crie sua conta
- Seja verificado (KYC por meio de um chatbot e verificação via IDNow)
- Crie seu primeiro cofre e transfira para ele o primeiro valor que gostaria de investir (importante: você precisa usar esse valor para a compra do metal dentro de 40 dias, caso contrário ele será enviado de volta para sua conta bancária)
- Compre os metais desejados e observe como seu valor aumenta
Essa oferta não se destina apenas a clientes corporativos e empresariais, mas também a qualquer pessoa interessada.
E, em caso de dúvidas, você pode ter certeza de que contará com o excelente suporte habitual da Synergix e de seus parceiros.